Mensageiro do Sertão

Ehhh Bocaina...

30/01/2012 14:59

Bocaina é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º08'10" sul e a uma longitude 48º31'05" oeste, estando a uma altitude de 580 metros. Sua população estimada em 2004 era de 10.565 habitantes e fora fundada em 23 de maio de 1891.

 

O rio Jacaré-Pepira nasce no município de São Pedro.Passa por Brotas (local de esportes radicais em suas águas), segue por Jaú, Dourado, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Bariri e desemboca no rio Tietê próximo da barragem de Ibitinga. É considerado um dos poucos rios ainda não poluídos no Estado de São Paulo, com grande flora de matas nativas às suas margens e, ainda, muitas espécies de peixes. O rio Jacaré fica a aproximadamente 6 kms do centro de Bocaina.

 

A economia de Bocaina está assentada na lavoura predominantemente canavieira, com uma usina de açúcar e álcool no município; e na produção de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, aventais e outros, feitos em raspa de couro. Possui um grande número de curtumes e fábricas de luvas. Daí ser considerada a Capital da Luva de Raspa.

 

A igreja Matriz de São João Batista, em Bocaina, é depositária de 13 telas sacras do pintor Benedito Calixto de Jesus. Natural de Itanhaém (1853-1927), Calixto pintou as telas de Bocaina em 1924 e 1925, consta que como os seus últimos trabalhos. As telas foram recentemente restauradas e estão tombadas pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo.

 

Em junho Bocaina festeja o seu padroeiro, São João Batista. Na noite de 23 de junho,às 24:00hr, devotos passam descalços sobre o braseiro de uma grande fogueira acesa em frente da Igreja Matriz. A grande maioria não queima os pés por conta da fé no santo. A Festa de São João começa em meados de junho e termina em meados de julho. É uma das mais tradicionais festas juninas do interior paulista.

 

Uma curiosidade sobre Bocaina é que foi único lugar que se conhece no mundo onde até a década de 70 do século XX a tampinha metálica de garrafas de bebidas era chamada de bilim. Trata-se de uma onomatopeia referente ao som da tampinha ao cair no chão.

 

fonte: Wikipédia.

Voltar

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.